HOME O BRINCANTE PÚBLICOS CURSOS CONTRATE O BRINCANTE CEDOC EVENTOS NOTÍCIAS CLIPPINGS EQUIPE

15.12.2014 » ARTE DO BRINCANTE PARA EDUCADORES | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MÓDULOS AVULSOS! »

Desenvolvido em oito módulos, com encontros semanais ou mensais, o curso oferece um espaço para a reflexão e um repertório de canções, brincadeiras, histórias e procedimentos que auxiliam no desenvolvimento tanto da criança, quanto do educador.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Educadores, profissionais da área de humanas e demais interessados em educação.

 

 

MÓDULOS

 

Por uma Educação da Sensibilidade | Maria Amélia Pereira (Peo)

O desenvolvimento da sensibilidade da criança e sua forma de se expressar através da linguagem do brincar.

 

Quartas: 08, 15, 22 e 29/03/17

Final de semana: 24, 25 e 26/03/17

 

 

Danças Brasileiras | Rosane Almeida

Prática das formas de dança presentes nos folguedos populares brasileiros, bem como estudo e reflexão sobre a sua função na educação brasileira.

 

Quartas: 05, 12, 19 e 26/04/17

Final de semana: 28, 29 e 30/04/17

 

 

Figuras e Adereços dos Folguedos Populares | Carla Passos

Confecção, utilização e manipulação de figuras (míticas e típicas) presentes no teatro, na dança e nos folguedos da tradição popular brasileira.

 

Quartas: 03, 10, 17 e 24/05/17

Final de semana: 26, 27 e 28/05/17

 

 

Construção de Brinquedos e Brincadeiras | Ana Maria Carvalho

Construção de brinquedos presentes na cultura tradicional infantil brasileira a partir do estudo da riqueza de suas formas e mecanismos.

 

Quartas: 07, 14, 21 e 28/06/17

Final de semana: 23, 24 e 25/06/17

 

 

Música das Manifestações Populares | Eugenia Nóbrega

Um passeio pelo universo dos ritmos e cantigas da música brasileira.

 

Quartas: 02, 09, 16 e 23/08/17

Final de semana: 25, 26 e 27/08/17

 

 

A Palavra Poética | Antonio Nóbrega e convidados

Introdução à poesiapopular brasileira a partir da prática e estudo de suas formas e gêneros.

 

Quartas: 06, 13, 20 e 27/09/17

Final de semana: 22, 23 e 24/09/17

 

 

Contos e Histórias Tradicionais | Cristiane Velasco

Estudo e exercício das diferentes formas de contar da tradição oral, vistas como instrumento de educação.

 

Quartas: 04, 11, 18 e 25/10/17

Final de semana: 27, 28 e 29/10/17

 

 

Iniciação à Cultura da Criança | Lucilene Silva

Prática de uma diversificado repertório de brincadeiras tradicionais e  reflexões sobra a criança, o brincar, a infância e suas expressões: Cultura infantil; Música tradicional da infância; Criança e natureza; O objeto brinquedo.

 

Quartas: 01, 08, 22 e 29/11/17

Final de semana: 24, 25 e 26/11/17

 

 

 

 

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse.

 

ENCONTROS SEMANAIS

Período: 08/03/17 a 29/11/17 com férias em julho

Horário: quartas-feiras das 18h às 22h

Investimento: R$ 400,00 / mês

Taxa de matrícula: R$ 100,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

 

ENCONTROS MENSAIS

Período: 24/03/17 a 26/11/17 com férias em julho

Horários: Sextas-feiras das 18h às 22h | sábados e domingos das 10h às 17h 

Investimento: R$ 400,00 / mês

Taxa de matrícula: R$ 100,00

 
MÓDULO AVULSO

Investimento: R$ 450,00 / mês

 

(...)

TAGS:

Cursos

11.01.2017 » TAMBORES DE MÃO COM MATHEUS PRADO »

Contato com os modos e as possibilidades técnicas de execução dos tambores de mão como a conga, o djembê, o atabaque e o timbau, além de outros instrumentos percussivos como o chocalho, o gonguê e o agogô, instrumentos integrantes da numerosa família dos agrupamentos instrumentais populares brasileiros.

O curso também oferece leitura rítmica básica e visa estimular o exercício da improvisação.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Interessados em geral

 

 

PROGRAMA DO CURSO

• Aprendizados dos pulsos rítmicos dos seguintes batuques: jongo, paulista, tambor de crioula, samba de parelha e coco de zambê;
• Domínio dos toques específicos de cada um dos tambores dos batuques;
• Aprendizado de toques do universo religioso afro brasileiro;
• Estudo das formas de samba onde são utilizados tambores de mão;
• Exploração e práticas dos ritmos ligados à capoeira;
• Exploração dos processos de improvisação.

 

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse.

 

Início: 07/02/17

Horário: terças-feiras das 19H às 20h15

Investimento: R$145,00/mês

Taxa de matrícula: R$80,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Matheus Prado é percussionista, pesquisador e arte educador. Formado em Licenciatura em Música pela Faculdade Santa Marcelina, lecionou no Colégio Giordano Bruno no período de 2008 a 2010 no ensino fundamental, além de dar aulas particulares e oficinas para companhias de teatro e grupos particulares desde 2003. No ano de 2012 abriu a Sala do Batuque, espaço que dedica para o ensino de suas práticas e pesquisas musicais do Brasil e América Latina. Como músico, já atuou ao lado de Chico César, Arthur Verocai, Lurdez da Luz, Paulo Miklos, Elza Soares, Hildon, entre outros. Atualmente participa como percussionista dos grupos Projeto Coisa Fina, Garotas Suecas e de núcleos ligados à música percussiva, como Barbatuques, Batuntã e Palavra Cantada.

(...)

TAGS:

Cursos

13.12.2014 » PERCUSSÃO BRASILEIRA INTERMEDIÁRIO COM LUIS ZANETTI »

Aprofundamento do estudo dos elementos técnicos presentes na execução dos ritmos da cultura popular brasileira iniciadas no módulo iniciante. Um domínio básico na execução de ritmos populares brasileiros – samba, frevo, baião, etc. – é pré-requisito. Para quem não cursou Percussão Brasileira para Iniciantes no Instituto Brincante, será necessário participar de uma aula experimental. 

 

 

A QUEM SE DESTINA

Pessoas que desejam aprofundar seu conhecimento e domínio dos ritmos populares presentes na cultura brasileira.

 

 

 

 

PROGRAMA DO CURSO

• Aprofundamento do programa do curso para iniciantes;
• Inclusão dos seguintes ritmos para estudo e pratica: samba de roda, de parelha e o maracatu rural;
• Aprofundamento da percussão corporal;
• Leitura rítmica de compassos simples e compostos.

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse..

 

Início: 02/02/17

Horário: quintas-feiras das 20h15 às 22h

Investimento: R$200,00/mês

Taxa de matrícula: R$80,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

 

 

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Luis Zanetti é baterista, percussionista, compositor, diretor musical e professor. Formado no “The San Francisco Orff course”, nos EUA. Estudou percussão com Miriam Cápua, Dinho Nascimento, Fernando Barba (criador dos Barbatuques) e mestres da cultura popular como Valter França e Shacon Viana. Atualmente trabalha como diretor artístico, percussionista e compositor do "Núcleo Batuntã". Baterista na banda "Candombá" e na companhia de dança "Meu Corpo Meu Brinquedo". Percussionista na companhia "Nau de Ícaros" e na "Banda Brincante". Professor de percussão do Instituto Brincante. Criou e dirigiu os espetáculos "Britadeira" e "Em obras" (com participação dos Barbatuques). Foi diretor musical do CD "Batuntã", tocou e gravou com artistas como Antonio Nóbrega, Fernanda Porto, Palavra Cantada e Zeca Baleiro. 

(...)

TAGS:

Cursos

13.12.2014 » PERCUSSÃO BRASILEIRA INICIANTE COM FLORA POPPOVIC »

Iniciação ao estudo e prática de diversos ritmos brasileiros através de jogos cantados, percussão corporal e instrumental. Uma forma de desenvolver a musicalidade e de conhecer novas possibilidades de brincar com a música. O curso também propicia a prática da leitura rítmica como forma de ampliar a compreensão e assimilação dos ritmos.

 
A QUEM SE DESTINA

Iniciantes, pessoas com pouca ou nenhuma prática musical. Para pessoas com prática musical em outros instrumentos que não sejam percussivos, recomenda-se uma aula experimental.

 

 

 

 

PROGRAMA DO CURSO

• Prática dos seguintes ritmos: marchinha, afoxé, coco/baião e maracatu;

• Prática no pandeiro dos toques de capoeira e de ritmos como o samba, coco, xote e frevo;
• Leitura rítmica do compasso binário simples (subdivisão até a semicolcheia);
• Iniciação à execução dos seguintes instrumentos: caixa, alfaia, zabumba, surdo, gonguê, agogô, xequerê, ganzá, triângulo, caxixi, timbau, atabaque, pandeiro e percussão corporal;
• Percussão não convencional (Bastão de madeira, canos de PVC e garrafa pet);
• Trabalho em grupo  e individual.

 

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse.

 

Início: 07/02/17

Horário: terças-feiras das 20h15 às 22h

Investimento: R$200,00/mês

Taxa de matrícula: R$80,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

 

 

CURRÍCULO DA MINISTRANTE

Flora Poppovic é cantora, percussionista e educadora musical. Tem formação na Groove Escola de Música (2008-2014). Aluna do professor Juvenal de Moura (desde 2013). Foi integrante do grupo de percussão Batuntã por dez anos (1999-2009). Participou no CD “Pé com Pé” do Palavra Cantada e do “Abre a Roda Tindolelê” da pesquisadora de músicas infantis Lydia Hortélio. Integrou o grupo Zabumbal (2001-2003); participou como cantora do espetáculo Nove de Frevereiro, de Antonio Nóbrega. Atualmente, participa da Companhia Giz de Cena de dança para crianças. Desde 2008, é cantora e percussionista do Pitanga em Pé de Amora, grupo de canções autorais. Integra, também, como cantora e percussionista o elenco do espetáculo Amado que ficou em cartaz pelo SESI da avenida Paulista (2012) e circulou por todo o estado de São Paulo (2013). 

 

(...)

TAGS:

Cursos

13.12.2014 » NOVO!!! FORMAÇÃO DE NOVOS BRINCANTES COM MATHEUS PRADO, ANTÔNIO MEIRA, ANTONIO NÓBREGA E (...) »

Prática e estudo integrado de dança, poesia e percussão brasileiras na perspectiva de formação de um arte-educador multidisciplinar – o brincante. As formas poéticas, os ritmos, os passos e movimentos provenientes de várias manifestações populares se associam para melhor capacitar os novos brincantes em suas futuras atuações artísticas ou ações educativas.

 

Um curso de dois anos com certificado e material didático incluso nas mensalidades.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Pessoas interessadas em assimilar práticas e adquirir conhecimentos básicos sobre a cultura popular brasileira.

 

 

PROGRAMA DO CURSO

 

ANO l

• Estudo e prática de passos, movimentos e desenhos coreográficos de danças populares;

• Aprendizado de execução básica do pandeiro, da alfaia e de outros instrumentos percussivos;

• Encontros para reflexões sobre da função da cultura popular brasileira para a sociedade atual;

• Aprendizado e prática de gêneros e formas da poesia popular;

• Estudo e prática de processos de integração do material assimilado.

 

  Oficinas Mensais

  Cultura Popular Brasileira na Sociedade Contemporânea | 01 e 02/04/17 

  Criação em Poesia Popular Brasileira (módulo 1) | 06 e 07/05/17 

  Caboclinhos do Nordeste | 03 e 04/06/17 

  Criação em Poesia Popular Brasileira (módulo 2) | 05 e 06/08/17 

  Cavalo Marinho da Zona da Mata PE | 02 e 03/09/17 

  Brinquedos e Brincadeiras da Infância | 07 e 08/10/17 

  Cultura do Corpo e o Corpo na Cultura | 11 e 12/11/17 

 

ANO ll

• Manutenção da prática das linguagens artísticas estudadas no módulo l;

• Exercícios de improvisação e recriação com o material assimilado e estudado;

• Criação e apresentação de pequenos “números” com função artística e/ou educativa;

• Estágios pedagógicos no Brincante ou instituições similares.

 

 

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse.

 

Início: 06/03/17

Horário: segundas-feiras das 19h às 22h | Oficinas mensais no sábado e domingo das 10h às 17h

Investimento: R$400,00/mês

Taxa de matrícula: R$100,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

 

CURRÍCULO DOS MINISTRANTES

 

Antonio Nobrega nasceu em Recife. Começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados, como Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, etc. Recebeu inúmeros prêmios:  Shell de Teatro, Tim de música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do estado de São Paulo, entre outros. Recebeu já por duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem  doze Cds gravados e três Dvds. Em novembro de 1992 fundou, juntamente com Rosane Almeida, atriz, bailarina e sua mulher, o Teatro-Escola Brincante em São Paulo. Em 2015 é lançado o filme Brincante documentário-ficção sobre a sua obra, dirigido por de Walter Carvalho.

 

Rosane Almeida é atriz, dançarina, circence, musicista, educadora e cofundadora do Instituto Brincante, dedicada ao estudo da diversidade cultural do país e à valorização de seu imaginário e universo simbólico. Mais de 20 anos frente à coordenação pedagógica do Instituto, responsável e autora de diversas frentes de ação, Rosane reafirma a crença no poder transformador da educação aliado ao vasto universo da cultura popular.

 

Matheus Prado é percussionista, pesquisador e arte educador. Formado em Licenciatura em Música pela Faculdade Santa Marcelina, lecionou no Colégio Giordano Bruno no período de 2008 a 2010 no ensino fundamental, além de dar aulas particulares e oficinas para companhias de teatro e grupos particulares desde 2003. No ano de 2012 abriu a Sala do Batuque, espaço que dedica para o ensino de suas práticas e pesquisas musicais do Brasil e América Latina. Como músico, já atuou ao lado de Chico César, Arthur Verocai, Lurdez da Luz, Paulo Miklos, Elza Soares, Hildon, entre outros. Atualmente participa como percussionista dos grupos Projeto Coisa Fina, Garotas Suecas e de núcleos ligados à música percussiva, como Barbatuques, Batuntã e Palavra Cantada.

 

Antônio Meira é ator-pesquisador, bailarino e arte-educador. Iniciou seus estudos em Itamrandiba-MG (1999-2004), depois passou pela Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte-MG (2004/2005) e em Diamantina–MG (2005). Em São Paulo-SP, estudou Mediação de Leitura e Contação de Histórias na Fundação Abrinc (2006). Atuou nos curtas "A Travessia" e "Nosso Crime não Compensa", premiados no festival de Curtas de Brasília-DF. Em 2011 recebeu o Prêmio de “Intérprete-Bailarino Revelação” do Grande ABCD. Participou como dançarino no longa metragem “Brincante” de Antônio Nóbrega. Estudou no Teatro Escola Brincante, onde hoje atua como assistente de direção e ator-bailarino do espetáculo “Amado” e compõe a Cia Antonio Nóbrega de Dança no espetáculo “Humus”.

 

(...)

TAGS:

Cursos

16.12.2014 » NOVA TURMA!!! DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS COM ANTÔNIO MEIRA »

Passos, desenhos coreográficos e procedimentos corporais oriundos do Frevo, do Caboclinho, do Cavalo Marinho, do Coco, entre outros, fazem parte do amplo leque de matrizes a ser estudado e praticado. Sem abrir mão do espírito da brincadeira e da festa, elementos sempre presentes nas danças populares, o curso associa à assimilação  e reelaboração do repertório de movimentos e procedimentos,  uma educação  corporal apoiada na percepção sensorial, no condicionamento físico e na consciência corporal.

 

A QUEM SE DESTINA

Aos interessados em vivenciar diversas danças populares brasileiras em suas dinâmicas artísticas e educativas.

 

PROGRAMA DO CURSO

• Passos e tropéis e movimentação grupal do Cavalo marinho;
• Passos, desenhos e manobras coreográficas presentes na dança dos Caboclinhos em seus três  ritmos: Guerra, Perré e Baiano;
• “Células-dança”, volteios e movimentos sincopados do batuque paulista, do coco, do jongo, entre outras;
• Passos, volteios, “caídas”, etc. do frevo;
• Passos e movimentos em cortejo do Maracatu rural.
Exploração de:
• Jogos e brincadeiras corporais a partir de diferentes ritmos e sonoridades; 
• Desafios lúdico-corporais  relacionados à deslocamentos e domínio espacial;
• Espaço interior e exterior e a presença do outro; 
• Brincadeiras com objetos presentes nas manifestações  populares – preacas, bastões, adereços variados, etc.
• Exercícios com diferentes qualidades de energia;
• Segmentação corporal a partir do léxico popular;
• Apoios, peso e  transferência nos passos e movimentação corporal popular.

 

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse.

 

Início: 16/03/17 

Horário: quintas-feiras das 20h30 às 22h

Investimento: R$175,00/mês

 

Taxa de matrícula: R$80,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

 

 

NOVA TURMA!

Início: 05/04/17

Horário: quartas-feiras das 20h30 às 22h

Investimento: R$175,00/mês

Taxa de matrícula: R$80,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

 

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Antônio Meira é ator-pesquisador, bailarino e arte-educador. Iniciou seus estudos em Itamrandiba-MG (1999-2004), depois passou pela Fundação Clóvis Salgado, em Belo Horizonte-MG (2004/2005) e em Diamantina–MG (2005). Em São Paulo-SP, estudou Mediação de Leitura e Contação de Histórias na Fundação Abrinc (2006). Atuou nos curtas "A Travessia" e "Nosso Crime não Compensa", premiados no festival de Curtas de Brasília-DF. Em 2011 recebeu o Prêmio de “Intérprete-Bailarino Revelação” do Grande ABCD. Participou como dançarino no longa metragem “Brincante” de Antônio Nóbrega. Estudou no Teatro Escola Brincante, onde hoje atua como assistente de direção e ator-bailarino do espetáculo “Amado” e compõe a Cia Antonio Nóbrega de Dança no espetáculo “Humus”.

(...)

TAGS:

Cursos

12.01.2017 » NA RIMA - OFICINA DE POESIA POPULAR BRASILEIRA COM ANTONIO NÓBREGA »

Ensinar a arte de escrever e improvisar em versos as diversas formas estróficas e gêneros da poesia popular brasileira: quadras, sextilhas, quadrões, décimas de sete, dez e onze sílabas, embolada, literatura de cordel e romanceiro, bem como situar dentro da história cultural brasileira a trajetória de formação e desenvolvimento da poesia popular. A circulação e fruição da poesia popular brasileira, uma manifestação representativa da cultura oral e marginal do país, não é somente reservada àquelas pessoas que transitam, geográfica e socialmente, por essas esferas. As variadas formas e modalidades por meio dos quais os conteúdos dessa poesia se transmitem transcendem os limites por onde tradicionalmente circulam. Tais gêneros, formas ou modalidades correspondem a estruturas ou arcabouços lúdico-criativos onde ideias, pensamentos, sensações, etc., sejam do mundo rural, do urbano, do onírico, do realista, se externam sensibilizando-nos.

 

 

A QUEM SE DESTINA

Aos poetas, letristas, educadores, compositores, estudantes dos cursos de música, letras e comunicação, amantes e curiosos da poesia principalmente em sua vertente popular.

 

 

PROGRAMA DO CURSO

• Origens da poesia popular brasileira 

• Exercícios mnemônicos para o exercício do improviso poético

• Verso, estrofe, rima, cadência rítmica e poema

• O ritmo da língua portuguesa e a poesia popular

• A música na poesia popular

• Prática da redondilha e da quadra

• Batuques, repente, viola e cantoria

• Prática das várias formas de sextilhas: a tradicional, a gemedeira, o mourão

• As formas dos quadrões e sua prática

• Nascimento da décima de sete sílabas na Espanha e sua presença no Brasil

• Prática da décima de dez sílabas ou Martelo agalopado

• Prática da décima de onze sílabas ou galope à beira mar

• A poesia dos cantadores com refrão

• Nascimento do Romanceiro e sua difusão pelo Brasil

• Antologia de Romances

• Nascimento da literatura de cordel no Brasil

• Classificações da literatura de cordel

• Análise e criação de um “folheto”.

• Poesia popular, canção popular e MPB

• A poesia popular e o seu papel na educação

• Complementaridade dos contrários forma e conteúdo, razão e sentimento através da poesia popular.

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse.

 

Período: 06/03 a 26/06/17 (16 encontros)

Horário: segundas-feiras das 19H30 às 22h

Investimento: R$ 285,00/mês

 

 

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Antonio Nobrega nasceu em Recife. Começou a estudar violino aos 8 anos. Em 1971, foi convidado por Ariano Suassuna para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados, como Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, etc. Recebeu inúmeros prêmios:  Shell de Teatro, Tim de música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do estado de São Paulo, entre outros. Recebeu já por duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem  doze Cds gravados e três Dvds. Em novembro de 1992 fundou, juntamente com Rosane Almeida, atriz, bailarina e sua mulher, o Teatro-Escola Brincante em São Paulo. Em 2015 é lançado o filme Brincante documentário-ficção sobre a sua obra, dirigido por de Walter Carvalho.

(...)

TAGS:

Cursos

11.01.2017 » MÚSICA CORPORAL COM CHARLES RASZL »

Usar os sons do próprio corpo, de batuque no peito a barulhos com a boca, a música corporal tem diversas técnicas espalhadas pelo mundo, criadas e difundidas por diferentes grupos. Neste curso, a proposta é promover o encontro das técnicas de percussão corporal dos Barbatuques (Brasil), Gumboots (África do Sul) e  Hambone (EUA) com os ritmos e os movimentos da capoeira, do frevo, do samba e do coco, entre outras manifestações populares brasileiras.

 

 
A QUEM SE DESTINA

Interessados em geral

 

 

PROGRAMA DO CURSO

Técnicas de percussão corporal dos Barbatuques (Brasil), Gumboots (África do Sul) e  Hambone (EUA) aplicadas a ritmos brasileiros.

 

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse.

 

Início: 03/03/17 (março a junho)

Horário: sextas-feiras das 19h às 20h30

Investimento: R$175,00/mês

Taxa de matrícula: R$80,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

 

 

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Charles Raszl é violonista, guitarrista, arranjador, compositor, arte-educador e diretor musical e teatral. Estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo, atuou como regente do Coral SESC Itaquera (2000-2005), foi educador musical e de práticas corporais no Projeto Curumim (SESC Vila Mariana, 2007/2008) e professor de música na Escola Ágora (Cotia, 2009/2010). Integra o corpo docente do “Música&Movimento”. É professor no Instituto Brincante no módulo “Brincadeiras cantadas, dançadas e tocadas” desde 2013. Concebeu e dirigiu diversos espetáculos cênicos musicais como “Peças e Pessoas” (SESC-SP, 2004), “Olhos Invisíveis” (Lei de Fomento à Dança, 2006) entre outros. Como diretor musical, compôs trilhas originais para diversos espetáculos de dança e teatro e filmes. Participou de diversos festivais internacionais de música com o grupo Barbatuques, de onde é integrante atualmente. É diretor musical da Cia. do Miolo de Teatro.

(...)

TAGS:

Cursos

13.12.2014 » DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS COM ROSANE ALMEIDA »

Passos, desenhos coreográficos e procedimentos corporais oriundos do Frevo, do Caboclinho, do Cavalo Marinho, do Coco, entre outros, fazem parte do amplo leque de matrizes a ser estudado e praticado. Sem abrir mão do espírito da brincadeira e da festa, elementos sempre presentes nas danças populares, o curso associa à assimilação e reelaboração do repertório de movimentos e procedimentos,  uma educação  corporal apoiada na percepção sensorial, no condicionamento físico e na consciência corporal.

 

A QUEM SE DESTINA

Aos interessados em vivenciar diversas danças populares brasileiras em suas dinâmicas artísticas e educativas.

 

PROGRAMA DO CURSO

• Assimilação Jogos e brincadeiras corporais partindo dos cocos.

• Exercícios com diferentes qualidades de energia utilizando a movimentação dos personagens do  Cavalo marinho;

• Desafios lúdico-corporais  relacionados à deslocamentos e domínio espacial presentes na dança dos Caboclinhos em seus três  ritmos: Guerra, Perré e Baiano;

•  Apoios, peso e  transferência nos movimentos sincopados do batuque paulista, do jongo, entre outras;

•  Segmentação corporal a partir do léxico popular revisistado.

• Improvisação com objetos e adereços  presentes nas manifestações  populares  para a construção coreográfica.

 

 

INSCRIÇÕES

Informe-se sobre a disponibilidade de vagas pelo contato@institutobrincante.org.br ou pelo telefone (11)3816-0575, especificando o curso e horário de interesse.

 

Início: 07/03/17

Horário: terças-feiras das 18h30 às 20h

Investimento: R$175,00/mês

Taxa de matrícula: R$80,00 (pagamento em dinheiro, cheque ou cartão de débito)

 

 

 

CURRÍCULO DO MINISTRANTE

Rosane Almeida é atriz, dançarina, circence, musicista, educadora e cofundadora do Instituto Brincante, dedicada ao estudo da diversidade cultural do país e à valorização de seu imaginário e universo simbólico. Mais de 20 anos frente à coordenação pedagógica do Instituto, responsável e autora de diversas frentes de ação, Rosane reafirma a crença no poder transformador da educação aliado ao vasto universo da cultura popular.

(...)

TAGS:

Cursos