HOME O BRINCANTE PÚBLICOS CURSOS CONTRATE O BRINCANTE CEDOC EVENTOS NOTÍCIAS CLIPPINGS EQUIPE

ESPETÁCULO "DANÇANTE" DE ANTONIO MEIRA E ALISSON LIMA

Instituto Brincante / 09.11.2020


"DANÇANTE" é o espetáculo de dança de Antonio Meira e Alisson Lima, resultado de uma década de parceria entre os dançarinos.
 
O eixo principal das criações coreográficas é a cultura popular brasileira. Nesta proposta, os artistas se unem para realizar um objetivo em comum: aprofundar a pesquisa de corpos treinados e desenvolvidos a partir das danças populares do Brasil. O resultado é um espetáculo que reconstrói e ressignifica as danças a partir de um olhar contemporâneo, que privilegia a expressão e a poética do movimento através de uma reflexão fundamentada no corpo.
 
Dançante brinda a parceria artística de uma década de criações que se configuram em espetáculos, oficinas, performances e aulas-espetáculos. Com muita leveza e beleza, brinda também o aniversário de 28 anos do Instituto Brincante, palco de muitas das criações realizadas por Antonio Meira e Alisson Lima.
 
Os principais trabalhos realizados pela dupla estão no premiado filme “Brincante” de Antonio Nóbrega dirigido por Walter Carvalho, nos espetáculos “Humus”, “Pai” e “Semba” também dirigido por Antonio Nóbrega, na aula espetáculo “Compasso Sincopado” e no espetáculo “Amado” dirigido por Rosane Almeida. Além de criações artísticas anuais junto ao Instituto Brincante, onde também são artistas-professores. O mais recente trabalho da dupla foi a assinatura como coreógrafos para o Show de abertura do Carnaval do Recife-2020 com direção geral de Antônio Nóbrega e criação da performance de dança “ Sambada de Terreiro”.
 
“DANÇANTE” é um meio de contribuir para a difusão e o legado da dança contemporânea brasileira e oportunizar o trabalho criado por nomes da nova geração da dança.
 
Durante o espetáculo, haverá um momento de participação do público, na qual os artistas pedirão para que abram as câmeras.
 
Neste evento, temos 4 (quatro) valores diferentes de ingresso, além de uma cota gratuita. Fazemos isso como forma de democratizar o acesso e, também, convite à quem pode contribuir mais com os artistas!
 
 
Serviço:
Quando: 20/11, 27/11 e 04/12 às 21h
Duração: 40 minutos
Plataforma: Sympla Streaming Zoom
Ingressos: https://www.sympla.com.br/institutobrincante
 
 
Ficha técnica:
Coreografia: Antonio Meira e Alisson Lima
Dançarinos: Antonio Meira e Alisson Lima
Luz: Sofia Tapajós
Som: Domingos Carneiro
 
 
Antônio Meira é pesquisador, dançarino, coreógrafo, ator e contador de histórias. Nascido em Itamarandiba-MG, ingressou na carreira artística ainda criança através de sua família, que carrega a tradição da folia de reis. Através da dança, do teatro e das histórias, viveu a infância rodeada de estímulos artísticos ligados às manifestações populares do norte de minas. Fundador do Grupo de Teatro Tuia. Em São Paulo atua como ator, dançarino e professor do Instituto Brincante. É integrante da Companhia Antonio Nóbrega, atuando como coreógrafo e dançarino. Como educador, participou de projetos sociais para a ACER (Associação de Apoio a Criança em Risco) e a Rede Cultural Beija-Flor, ambas situados na cidade de Diadema zona Sul de São Paulo. Nestas diversas frentes participa de diversos projetos e espetáculos em todo o território nacional.
 
Alisson Lima é bailarino e músico. Iniciou sua carreira em Recife aos 14 anos, tendo vivências em danças de matrizes populares e capoeira. Participou do curso de formação em Dança Contemporânea e Clássica no Grupo Experimental. Participou de diversos espetáculos e coreografou outros. Paralelamente, desenvolveu três trabalhos solos, cujas temáticas perpassam o universo das manifestações populares brasileiras: “Invisível aos Olhos”, “Unairi” e “Ei! Quem e? que te empurra?”. Foi vice-campeão (2010) e campeão (2011) no Concurso de Passista de Frevo de Recife (PE), recebeu prêmio de melhor solo e bailarino no Festival Internacional de Dança Encut (2013). Foi professor na Escola Municipal de Frevo do Recife e, atualmente, ministra aulas de danças populares brasileiras no Instituto Brincante. Também ministrou cursos de frevo, capoeira e danças brasileiras em universidades e centros culturais nacionais e do exterior. Dentre elas a Universidade del Valle (Univalle), na Colômbia, e o curso de pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner (São Paulo/SP). Integrou comissões julgadoras de concursos e festivais de dança no Brasil, assim como a curadoria do Festidanc?a (2019). Acompanha Antonio Nóbrega como bailarino e músico em seus shows. Seu último trabalho consistiu na elaboração da coreografia e preparação do corpo de baile da Abertura do Carnaval do Recife 2020.
 
Sofia Tapajós é iluminadora e historiadora. Estudou Iluminação na SP Escola de Teatro, em 2018 e 2019. Trabalha com montagem, criação e operação de luz, já tendo participado de projetos teatrais, como Ninguém Merece Viver (2017), O Menino de Lugar Nenhum (2018), Solidão em Vermelho (2019) e Vamos? (2019); de dança, como  Invisível aos Olhos (2018) Ei, quem é que te empurra? (2018/ 2019); circo, na Ocupação Vulverística (2018); e show, na apresentação Vitrais, de Lisa Kalil (2017).
 
 

Fale com a gente!

contato@institutobrincante.org.br

 


TAGS: Espetáculos
ENVIE PARA AMIGO