HOME O BRINCANTE PÚBLICOS CURSOS CONTRATE O BRINCANTE CEDOC EVENTOS NOTÍCIAS CLIPPINGS EQUIPE

BRINCANTE MUSICAL | DANI GURGEL | 19/10

Instituto Brincante / 05.09.2018


Dani Gurgel combina sua experiência como instrumentista com as sílabas percussivas sincopadas da Língua Portuguesa em um scat singing fundamentalmente brasileiro. "Sílabas fantásticas", segundo o jornal alemão Badische Zeitung , "aventuras vocais em scat" pela revista especializada alemã Jazzthetik e “fascinante como manipula livremente a precisão da extensão de sua voz”, por Republik (Japão). “Seu scat soa Brasileiro. Seus intervalos, ataques e articulações soam como Jazz”, segundo Mauro Apicella, do jornal argentino La Nación. Gurgel junta sua experiência como saxofonista de big bands e baixista de bandas de rock no mesmo caldeirão que seu trabalho contínuo como fotógrafa e diretora, misturado com diversas influências e servido com determinação.

 

TUQTI é uma onomatopeia para o scat percussivo de samba que abre o segundo disco solo da cantora e compositora. Um álbum todo de inéditas, compostas por Dani e novos compositores da cena brasileira, costuradas pela produção musical de Thiago Rabello sobre um grupo formado por Thiago na bateria, Gabriel Santiago (violão), Conrado Goys (guitarra) e Frederico Heliodoro (baixo). Com esse time, Dani já lançou TUQTI no Japão (Blue Note Tokyo, Rooms Fukuoka, Nikko Sapporo) e na China (Blue Note Beijing), e se prepara para o lançamento no Brasil no 2º semestre de 2018, e na Alemanha no início de 2019. Harmonias sofisticadas, improvisação jazzística e as composições com e sem letra se unem em um álbum em que o jazz moderno conversa com a música brasileira, o pop e o rock sem preconceitos ou linhas divisórias. O time se completa com os convidados especiais Ingrid Jensen (trompete), na faixa Voou , em que Dani dedica a letra à própria trompetista, que conheceu trabalhando com a maestrina Maria Schneider; e Joe Locke (vibrafone), que participa do samba esperto e afiado “Cadê a Rita?”.

 

Seus discos são lançados no Brasil pela Da Pá Virada , seu próprio selo e produtora na qual atua junto à pianista Debora Gurgel e ao baterista e produtor musical Thiago Rabello. Os títulos têm lançamento Europeu através do selo alemão Berthold Records , e no Japão pela gravadora Rambling Records .

 

Dani Gurgel já levou sua música ao Tokyo Jazz Festival, Festival Jazz a la Calle (Uruguay), Festival de Jazz del CCPA (Paraguay), Festival Brasilicata (Italia), Fiesta del Libro y la Cultura (Colombia), Blue Note Tokyo, Blue Note Beijing, Billboard Live Osaka, Cotton Club, Bogui Jazz (Madrid), Café Vinilo (Buenos Aires). No Brasil, Dani já se apresentou nos palcos do Festival Amazonas Jazz, Festival Bossa & Jazz, Virada Cultural, Baiacool Jazz, Lençóis Jazz & Blues, TEDx, Sesc Pompeia, Sesc Vila Mariana, Sesc Pinheiros e Auditório Ibirapuera.

Os shows de lançamento de TUQTI em São Paulo e no Rio de Janeiro contarão com Thiago Rabello (bateria), Conrado Goys (guitarra), Frederico Heliodoro (baixo) e Daniel Santiago (violão).

 

Dani Gurgel

Nascida em São Paulo em 1985, Gurgel iniciou seus estudos musicais aos 3 anos, no programa de musicalização do Clam , escola de música gerida pelo Zimbo Trio , estrela da bossa nova. Durante os 15 anos em que lá estudou, mais tarde como monitora e acompanhante dos alunos mais novos , Dani se imergiu na música instrumental através do piano, flauta, saxofone e baixo elétrico . Como saxofonista tenor e barítono, também foi membro de duas big bands, Domus e ULM , a segunda comandada pelo saxofonista Roberto Sion. Aos 18 anos, Dani começou a compor suas próprias canções, o que a inspirou a se aventurar em um novo instrumento: sua voz.

 

Desde 2007, quando lançou seu primeiro álbum solo, Dani Gurgel persegue a união de talentos com objetivos em comum. A série “Dani Gurgel e Novos Compositores” foi tema de concerto com a Orquestra Tom Jobim, da turnê japonesa de 2017, da coletânea “Coffee & Novos Compositores”, selecionada por Dani para o mercado japonês e em 2009 do álbum “Agora - Dani Gurgel e Novos Compositores”, lançado nos EUA pelo selo ArtistShare , “um álbum revolucionário (...) responsável por introduzir ao mundo jovens talentos desconhecidos (...) e que hoje são vistos por todos”, segundo o crítico japonês Takashi Horiuchi, referindo-se a artistas que passaram pela série como Tó Brandileone, Leo Bianchini e Vinicius Calderoni, todos membros do 5 a Seco, Dani Black, Tatiana Parra. Por transmitir as gravações desse álbum ao vivo para seus apoiadores, Gurgel recebeu o Prêmio Converge de Inovação Digital em 2010. Inspirada por sua web-série " Música de Graça ", a série documentário " Outro Som" estreia em 2018 no canal Music Box Brazil, com participação de 24 novos e consagrados artistas da música brasileira. Por séries como essa, Dani recebeu três “PPM - Prêmio Profissionais da Música ”, um Prêmio da Música (Funarte, 2013) e um Prêmio Nascente (USP, 2007).

 

Dani Gurgel é Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com sua pesquisa e dissertação sobre a relevância e alcance do conteúdo produzido por fãs para artistas independentes. Ela hoje leciona Fotografia na mesma universidade, e é membro do grupo de pesquisa Datacracia.

 

Desde 2012, Dani se apresenta também com o "Dani & Debora Gurgel Quarteto ", em parceria com a pianista e compositora Debora Gurgel e o baterista e produtor musical Thiago Rabello. O grupo faz turnês anuais para o Japão, onde recebeu o apelido de DDG4 , e lançou 7 títulos no Brasil, Japão, Alemanha e Holanda desde 2013. Suas composições, com parceiros como Maria Schneider, Filó Machado, Anthony Wilson, Sara Serpa e Debora Gurgel foram gravadas por diversos artistas do mundo todo.

 

Brincante Musical | Dani Gurgel

Data do evento: 19/10/18

Horário do evento: 21h

Duração: 75min

Classificação etária: Livre

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)

 

Ingressos à venda.

 

Acesso para deficientes. Ar condicionado. Lotação: 90 lugares.

Telefone para informações: (11) 3816-0575



TAGS: Eventos
ENVIE PARA AMIGO