HOME O BRINCANTE PÚBLICOS CURSOS CONTRATE O BRINCANTE CEDOC EVENTOS NOTÍCIAS CLIPPINGS EQUIPE

SEMINÁRIO CULTURA POPULAR NA EDUCAÇÃO



Francisco Venâncio Feitosa, em arte Chico Feitosa, nasceu em 1953 no Município de Saboeiro/CE. Aos 40 anos de idade entrou na Faculdade e hoje é Bacharel em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador e Licenciado pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente leciona Filosofia na escola pública do Estado de São Paulo. Autor de vários livros: Poemas e Letras; Pétalas e Lágrimas e Fragmentos de Poesias. Recentemente começou a publicar seus primeiros cordéis inaugurando esta nova fase em sua vida. Já lançou: Os Preceitos Ecológicos do Padre Cícero; O Cego Manuel e a Seca dos Três Oito, Os Pensadores de Mileto em Cordel, A Progressão Continuada.

 

Silmara Cardoso é mestre e doutora em educação pela Universidade de São Paulo (FEUSP). Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Desenvolve  projetos voltados à história e culturas dos povos indígenas com todos os segmentos da Educação Básica. Dentre os projetos desenvolvidos estão: "Grafismo e culturas indígenas: arte, manifestação cultural e tradição"; "Brinquedos e brincadeiras de herança cultural indígena" e "Povos indígenas e seus artefatos: resistência e tradição cultural".

 

Rosane Almeida é atriz, dançarina, circence, musicista, educadora e cofundadora do Instituto Brincante, dedicada ao estudo da diversidade cultural do país e à valorização de seu imaginário e universo simbólico. Mais de 20 anos frente à coordenação pedagógica do Instituto, responsável e autora de diversas frentes de ação, Rosane reafirma a crença no poder transformador da educação aliado ao vasto universo da cultura popular.